Associe-se


Associe-se ao Sintrasaúde

A associação a uma entidade sindical é livre, mas engana-se quem acha que isso é “besteira” ou que é um dinheiro “jogado fora”.

Na verdade, a sindicalização é um ato de cidadania e a oportunidade de conhecer direitos e deveres tanto do empregado quanto do empregador; além disso, é através dela que uma determinada categoria profissional une forças para tornar sua atividade respeitada e obter condições dignas de trabalho e de remuneração.

Se não houvesse sindicatos, uma boa parcela de profissionais estaria restrita a receber salário-mínimo e os benefícios que constam da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Somente para você ter uma idéia, muitos dos benefícios que hoje os empregados recebem achando que o patrão sempre teve obrigação de proporcioná-los foram conquistados, com muito esforço, ao longo do tempo pelo sindicato da categoria. Só pra citar alguns exemplos, conquistamos o direito à cesta-básica, auxílio-creche, adicional de jornada especial, assistência médico-hospitalar, garantias pré-aposentadoria, além de jornadas especiais: 12 horas consecutivas de trabalho por 36 horas de descanso; 6 horas diárias com 4 folgas mensais e a jornada de 40 horas semanais).

Mas as lutas não param, continuamos em busca de melhorias para a categoria, senão vejamos:

1) Recentemente obtivemos decisão favorável do STF (Supremo Tribunal Federal) para concessão de aposentadoria especial aos servidores públicos da saúde através do Mandado de Injunção nº 904 movido pela nossa Confederação (CNTS – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde);

2) Ao observarmos que o empregador descumpre a Convenção Coletiva de Trabalho, tentamos buscar administrativamente seu cumprimento e, quando tais medidas não surtem o efeito desejado, recorremos à justiça para garantir o direito de nossos representados. Exemplos disso são as ações de cumprimento que movemos contra o Hospital São José e que já beneficiaram muitos trabalhadores;

3) Estamos fazendo extenso trabalho para a aprovação da redução da jornada dos profissionais de enfermagem para 30 horas semanais.

Tudo isso requer mobilização, tempo, dinheiro, disposição de lutar, informação; enfim, o trabalhador que tem de cumprir sua jornada e suas obrigações para com o empregador não tem condições de fazer isso, portanto o sindicato atua como representante dos trabalhadores, sempre alerta às oportunidades de garantir-lhes benefícios.

Se você deseja juntar-se à nós, basta pertencer à categoria da saúde, ou seja, basta trabalhar em hospitais particulares, santas casas, filantrópicos e beneficentes, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, empresas de medicina e odontologia de grupo, laboratórios de análises clínicas e outras empresas do setor privado de saúde, ou exercer função de auxiliar/técnico de enfermagem em grandes indústrias, escolas, etc.

Documentos necessários para a associação:

· C.P.T.S. - Carteira Profissional;

· R.G;

· C.P.F;

· Certidão de Casamento (se houver)

· 2 fotos 3x4.

· Quando houver dependentes*, trazer: Certidão de Nascimento ou R.G. de cada um.

* São considerados dependentes filhos (legítimos ou adotivos) de 0 a 18 anos de idade; esposa ou companheira.

* Clique aqui para baixar proposta para associar-se

  • Proposta